CODIP / ICMS

Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios no ICMS

O que é o CODIP?

O Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios (CODIP) tem por função apurar e publicar anualmente o Índice de Participação do Município (IPM/ICMS) e demais índices que o compõe, prestar informações sobre os mecanismos e documentos utilizados na elaboração dos índices, diretamente aos municípios ou por meio da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, receber e julgar, tempestivamente, as impugnações apresentadas pelos municípios quando da aprovação do IPM/ICMS provisório, expedir resoluções, inclusive para regulamentar procedimentos e resolver situações imprevistas e transitórias relacionadas com o conteúdo da Lei nº 3.532, de 30 de outubro de 2019, mediante a analogia, a equidade e a correlação, sugerir alterações em leis, decretos e portarias relacionados à elaboração do IPM/ICMS entre executar outras tarefas relacionadas com a elaboração e fixação do IPM conforme dispuser o regulamento.

O CODIP é composto por 7 membros titulares, sendo 4 representantes da Secretaria da Fazenda do Acre, e 3 representantes das Prefeituras Municipais, indicados pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC).

Legislação

DECRETO Nº 11.358, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2023

Dispõe sobre o cálculo do Índice de Qualidade da Educação Municipal para fixação do Índice de Participação dos Municípios no Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS.

LEI Nº 4.056, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2022

Altera dispositivo da Lei nº 3.976, de 15 de setembro de 2022, que altera a Lei nº 3.532, de 30 de outubro de 2019, que dispõe sobre os critérios de distribuição do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, pertencente aos municípios.

LEI Nº 3.976, DE 15 DE SETEMBRO DE 2022

Altera a Lei n° 3.532, de 30 de outubro de 2019, que dispõe sobre os critérios de distribuição do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, pertencente aos municípios.

PORTARIA Nº 044, DE 2 DE MARÇO DE 2021

Nomear os Membros do Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de TransporteInterestadual e Intermunicipal e de Comunicação (CODIP/ICMS) para oexercício de 2021.

DECRETO Nº 6.464, DE 4 DE AGOSTO DE 2020

Regulamenta a apuração do Índice de Qualidade da Educação dos Municípios do Estado do Acre, previsto na Lei 3.532, de 30 de outubro de 2019, que dispõe sobre os critérios de distribuição do ICMS pertencente aos municípios.

DECRETO Nº 6.464, DE 4 DE AGOSTO DE 2020

Regulamenta a apuração do Índice de Qualidade da Educação dos Municípios do Estado do Acre, previsto na Lei 3.532, de 30 de outubro de 2019, que dispõe sobre os critérios de distribuição do ICMS pertencente aos municípios.

PORTARIA Nº 175, DE 26 DE JUNHO DE 2020

Nomear os Membros do Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (CODIP/ICMS) para o exercício de 2020.

PORTARIA Nº 124, DE 7 DE MAIO DE 2020

Alterar a composição do Comitê Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – CODIP/ICMS nomeada através da Portaria nº 522, de 22 de julho de 2019.

PORTARIA Nº 768, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019

Publica os índices percentuais definitivos de participação dos municípios acreanos no produto da arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (IPM/ICMS Definitivo) a vigorarem no exercício de 2020.

LEI Nº 3.532, DE 30 DE OUTUBRO DE 2019

Dispõe sobre os critérios de distribuição do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, pertencente aos municípios.

PORTARIA Nº 522, DE 22 DE JULHO DE 2019

Nomeia os membros do Comitê Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – CODIP/ICMS.

Membros

Titulares e suplentes para o exercício de 2022
Representantes da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ

Titulares:
Presidente: Clóvis Monteiro Gomes;
Rodrigo Alexandre Santos de Souza; 
Itamar Magalhães da Silva;
Hilton de Araújo Santos; 
Suplentes:
Camila Fontinele da Silva Caruta;
André Hendler Mota;
Adriano Magalhães da Silva;
Breno Geovane Azevedo Caetano.

Representantes das Prefeituras Municipais indicados pela AMAC

Titulares:
Olavo Francelino de Rezende;
Benedito Cavalcante Damasceno;
João Edvaldo Teles de Lima; 
Suplentes:
José Ailton de Oliveira;
Vania Claudia Alves de Souza;
Aline Fernandez Vieira.

Secretário Executivo

Gerliano Mouzinho Nunes.

Resoluções

RESOLUÇÃO CODIP/ICMS Nº 3, DE 14 DE JULHO DE 2020

Dispõe sobre os procedimentos para levantamento da área ocupada por unidades de conservação ambiental em cada município do Estado do Acre, parafins de fixação do Índice de Participação dos Municípios no ICMS.

Fale Conosco

Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios no ICMS

E-mail

codipicms@gmail.com